Em Pais sábios, filhos Brilhantes, John MacArthur, um dos teólogos mais respeitados do mundo, descreve um panorama dos principais versículos da Bíblia que lidam com a temática da educação, mostrando como o livro mais vendido do mundo pode ajudar a desenvolver as crianças.
Durante anos à frente de palestras sobre a família, o autor presenciou pais aflitos, buscando por ajuda sobre como criar seus filhos, pois temiam falhar em sua formação moral. Por isso, ele resolveu escrever essa obra considerada fundamental. Percebeu que havia muitas obras, porém nenhuma delas tinha a base sólida que somente as diretrizes estudadas pelo escritor proporcionam.
Com este livro o autor não tem a intenção de apresentar uma obra sobre psicologia infantil muito menos se estender em um conteúdo baseado apenas em dicas educacionais. Fala ainda sobre o papel do homem e da mulher, marido e esposa, no âmbito familiar e a necessidade de serem as maiores influências sobre seus herdeiros.
As gerações atuais estão crescendo em um mundo muito diferente do que seus antepassados viveram, a sociedade se modificou e tornou a educação mais difícil. É preciso, mais do que nunca, saber lidar com os potenciais de cada criança. Para tal, o autor demonstra que, entendendo e aplicando os princípios mais simples das Escrituras, os pais podem educar seus filhos para que se tornem adultos corretos e que saibam lidar com as características da sociedade contemporânea.
Em oito capítulos, a obra dá ao leitor uma nova visão sobre o significado de ensinar a obediência aos mais velhos. Afinal, como diz o autor, “o sucesso da criação dos filhos é medido pelo que os pais fazem não pelo que o filho faz”.